Compliance como instrumento para a Governança Corporativa
De uns tempos para cá, passamos a ouvir muitos termos técnicos voltados à área empresarial. O mundo corporativo tem passado por muitas mudanças e em meio a tantas perspectivas para a sobrevivência de uma empresa, surgem dúvidas a respeito das expressões mais faladas no momento.
Temos publicado vários artigos sobre Compliance. Acesse aqui e fique por dentro deste tema que está em evidência.
Neste artigo, vamos tratar sobre dois pontos extremamente importantes dentro de uma empresa: Governança Corporativa e Compliance.
Falaremos sobre definições, objetivos, como se completam e a diferença que fazem em uma empresa e no seu desenvolvimento.
Continue esta leitura e entenda um pouco mais!!
O que é Governança Corporativa e qual é o seu objetivo?
Está ligada a estrutura da empresa, a quem detém o controle e a liderança.
Ou seja, existe um processo no qual se determina como a empresa deve ser organizada.
Em termos de estratégia empresarial, destacamos como objetivo manter a transparência em todos os relacionamentos e atos (internos ou externos) e principalmente no que tange a rentabilidade da empresa, bem como, evitar embates entre sócios ou demais interessados.
O que se entende por Compliance e para que serve?
O termo Compliance se refere a estar em conformidade, seguir normas e leis que envolvem um negócio.
Em outras palavras, uma empresa que tem um programa de Compliance tem por objetivo, que normas e regras legais serão cumpridas em todos os setores de uma empresa.
Qual é a principal diferença entre Governança Corporativa e Compliance?
Conformidade e integridade estão relacionadas aos programas de Compliance, que além do cumprir normas jurídicas, atua diretamente na transparência de qualquer atividade da empresa evitando atos ilícitos.
Já a Governança Corporativa, tem como base a gestão focada na eficiência e na ética de uma empresa.
As duas ações trazem benefícios para a empresa e são relevantes para o seu sucesso.
Porém, o Compliance é um aliado à transformação da Governança Corporativa, vem otimizar a gestão de riscos através de processos que visam preservar a imagem da empresa, mantendo sua idoneidade e compromisso com o que é correto frente ao mercado.
Desta forma, a Governança Corporativa se torna falha e muitas vezes não produz o resultado esperado se não estiver associada a um programa de Compliance eficaz.
Os pilares de um bom programa de Compliance devem estar fundamentados na elaboração de um código de conduta claro e objetivo, bem como, as políticas e os procedimentos devem ser transparentes e didáticos.
A formação de um comitê de ética para repassar a todos os colaboradores as novas regras, inclusive, aos terceiros que atuam dentro ou fora da empresa para que sigam no mesmo propósito é de extrema importância, sendo a validação do programa feita através de treinamentos e se necessárias auditorias.
Compliance como instrumento para a Governança Corporativa
O escritório Chaves Advocacia entende que a Governança Corporativa e o Compliance caminham lado a lado e nossa expertise está em criar programas personalizados para cada segmento, acompanhando e validando desde a implantação do programa de Compliance até ele se tornar maduro e refletir uma gestão transparente e em total conformidade, que se enquadre em todos os níveis da Governança Corporativa da empresa.
Precisa de mais informações sobre Programa de Compliance para sua empresa?
|
Erro: Formulário de contato não encontrado. |
O escritório Chaves Advocacia atua há mais de 10 anos no Direito Empresarial, Tributário e Trabalhista, assessorando empresas de todos os portes e startups, realizando um planejamento jurídico e tributário adequado para cada segmento.
Solicite o contato de um advogado especializado em Direito Empresarial , Tributário e Trabalhista.
Temos a certeza da solução para o seu negócio crescer de forma saudável, correta e organizada.
Entre em contato conosco, acesse e preencha o formulário para atendimento sobre Direito Empresarial!
Ou ligue agora para falar com um advogado 11 3386-0000